ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Produção de ovos caipiras:
 
GOLDEN OVOS PODE IMPLANTAR GRANJAS EM PRUDENTÓPOLIS
 
31/01/2023
Fonte: assessoria
Crédito:

Reunião realizada na segunda-feira, à noite, na sede do pavilhão da igreja de Linha Dezembro, organizada pelos produtores Élio Fabrin Pavlak e Marcelo Colman, reuniu em torno de cem pessoas interessadas em acompanhar a explanação de técnicos da empresa Golden Ovos, com sede no Município de Rebouças, a qual trabalha com um sistema de integração de galinhas caipiras, na produção de ovos. Conforme explicou Élio Pavlak, na abertura do evento aos produtores presentes, obteve informações acerca da atuação na empresa na região Centro-Sul, no sistema de integração de produção de ovos caipiras, em pequena área, possibilitando uma fonte de renda na pequena propriedade, com uma atividade de cunho familiar. “Me desloquei até Rebouças, e fui visitar a empresa Golden Ovos, onde fui muito bem recebido e expliquei da intenção de mostrar o sistema aos nossos agricultores, que precisam de novas opções para gerar sustento na pequena propriedade. De pronto eles se propuseram a vir mostrar como funciona a integração aqui. Aí, junto com o Marcelo, organizamos o encontro e me surpreendi com o grande número de pessoas presentes, mostrando que há pleno interesse nessa atividade”, comentou Élio.

         Para falar em nome da empresa, estiveram o Zootecnista Luiz Henrique Dias, Gerente de Pecuária, e a Médica Veterinária Natália Zilli, Responsável Técnica, os quais explicaram como funciona todo o sistema de produção de ovos caipiras em integração, onde a empresa fornece insumos, ração,  assistência técnica, aves, e adquire toda a produção. Já o produtor integrado, entra com a mão de obra e instalações, cujo projeto de dez mil aves, está orçado na faixa de R$ 260 mil, dependendo de cada região e do tipo de material e mão de obra utilizada. Inclusive, materiais de reaproveitamento e instalações que possibilitem essa instalação podem ser usadas. Por sua vez, a área de terreno utilizada é na faixa de um hectare e meio, para um projeto de dez mil aves. Após o período inicial de produção, a renda pode girar na faixa de nove a dez mil reais mensais, bruto, utilizando serviço da própria família, com coleta diária de oito a nove mil ovos. A cada dois dias, o caminhão faz o recolhimento da produção.

         No encontro de Linha Dezembro, estiveram participando ainda, o Presidente da Câmara Municipal, Lademiro Budnik, além dos Vereadores Éder Marlon Schwab, Claudinei Beló, Carlos Alberto Wolski e Maurício Bosak; o Secretário Municipal da Agricultura, Luiz Felipe Daciuk e representantes do setor do Agro do Banco Sicredi. O Presidente Budnik destacou que esses novos sistemas de produção ao nosso pequeno agricultor, surgem como alternativas de fonte de renda, que podem dar oportunidade às famílias dos produtores, já que é uma atividade que não exige esforço físico e que não oferece riscos, e que o Legislativo vai iniciar entendimentos com o Município, para implantação do projeto em nosso Município. Por sua vez, o Secretário Luiz Felipe, da Agricultura, destacou que há condições de se fornecer trabalho de infraestrutura, dentro do programa estabelecido, como acesso e outras condições, inclusive parcerias com a empresa e produtores. A Sicredi também informou que há linhas de financiamentos através do Pronaf, nessa área. Houve um cadastramento prévio dos interessados, e a partir daí, a empresa vai iniciar contatos vendo da viabilização da implantação das granjas. A partir de integração de cinquenta mil aves, já existe condição de início das atividades aqui. Inclusive, a Golden Aves tem intenção de expandir sua estrutura funcional, com construção de um novo entreposto na região, o qual pode até ser em Prudentópolis, dependendo de incentivos municipais. ,0

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
» PORTARIA SOBRE EXPEDIENTE
» BUDNIK FAZ UM BALANÇO DAS ATIVIDADES DA CÂMARA EM 2023
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600