ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Atualização:
 
VEREADORES PARTICIPAM DO FÓRUM PARANÁ DO FUTURO
 
29/05/2013
Fonte: assessoria
Diversas palestras serviram para promover atualizações e transmitir informações aos vereadores.
Crédito:

 

A Câmara Municipal de Prudentópolis esteve representada com sete legisladores no Fórum Estadual “Paraná do Futuro”, promovido pela Associação das Câmaras Municipais do Paraná – ACAMPAR -, e sediado no Canal da Música, em Curitiba, entre os dias 21 a 24 de maio. A programação teve grande importância para os municípios, dentro da representatividade do legislador, haja vista que os painéis diversos trataram de temas atuais e das dificuldades vividas pelos municípios, programas de governo e a atuação parlamentar em todas as esferas. Além do Presidente Júlio César Makuch, participaram do o evento os Vereadores Adriano Cardozo, Luciano Marcos Antonio, Valdir Krik, Osmar Pereira, José Petez  e José Adilson dos Santos. A questão da LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias -, PPA – Plano Plurianual – e LOA – Lei Orçamentária Anual – foram os temas que tiveram maior atenção dos vereadores, haja vista que, a partir de agora, a tramitação destas matérias começa a ganhar destaque na Câmara Municipal, inclusive com a definição de audiência pública fixada para discutir os projetos e receber emendas, cuja aprovação dos projetos deve acontecer até o final deste primeiro semestre.
 Segundo destacou o Presidente Júlio César Makuch, dentre as discussões enfocados durante o encontro, foram veiculadas informações de que o Estado do Paraná será o primeiro do país a ter Plano Diretor em todos os seus municípios, visto que existe uma parceria entre Sanepar  e outros órgãos, visando o aprimoramento dos planos diretores para aplicação de projetos futuros com ações direcionadas e dentro da legislação vigente. Outro ponto, é a preocupação  que os municípios têm um grande desafio em relação ao aspecto de aterros sanitários, onde praticamente mais de 90% dos municípios terão que se adaptar e colocar em prática a legislação para eliminar todos os problemas relacionados a esse assunto, visto que o grande desafio e importância para o Brasil, é a reciclagem do lixo. Segundo os palestrantes do evento anunciaram, a Região Sul do País foi prejudicada por políticas anteriores, que por décadas dificultaram o crescimento e desenvolvimento, pela falta de condições relacionadas à infraestrutura, como ferrovias e gasodutos, os quais passam por uma região que não permite industrializar com eficiência o interior do Paraná. Neste encontro, as lideranças do legislativo iniciaram entendimento para organização de uma marcha entre prefeitos e vereadores até Brasília,em busca de uma discussão com o Governo Federal, buscando a reposição das perdas, e ações para o futuro, visando acabar com os prejuízos ocasionados aos municípios desde o ano de 2012 até agora, com redução de repasses.
Nessa questão, observou Júlio, pudemos atualizar muitas informações e aprender e agora colocar em praticas algumas situações, ações que poderão auxiliar o município no aumento de renda principalmente.
 “Nas considerações finais sobre o fórum vimos da necessidade de se criar uma comissão permanente de direitos humanos para auxiliar os trabalhos relacionados aos idosos, crianças, mulheres e outras minorias”, comentou Makuch. Na ocasião também foi assinado termo de cooperação técnica entre o Sebrae, Acampar e Governo do Estado, para desenvolvimento de ações de desenvolvimento. Foram tratadas ações como “Paraná sem corrupção”, com apoio de câmaras municipais, tendo como metas a “Prevenção  da violência, redes de proteção, transparência e protagonismos através da participação do cidadão, para que ele possa ver as necessidades básicas da saúde, educação e segurança.  
 

 

 

 

 

 
 Galeria de Fotos
Diversas palestras serviram para promover atualizações e transmitir informações aos vereadores. Vereadores acompanhados do Secretário de Governo Cézar Silvestre.
 
 Outras Notícias
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
» PORTARIA SOBRE EXPEDIENTE
» BUDNIK FAZ UM BALANÇO DAS ATIVIDADES DA CÂMARA EM 2023
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600