ÚLTIMAS NOTÍCIAS / 45 anos:
 
Um dos estabelecimentos de ensino de grande import
 
02/09/2015
Fonte: assessoria
Crédito:

Um dos estabelecimentos de ensino de grande importância histórica de nossa cidade foi homenageado pela Câmara Municipal de Prudentópolis, durante a sessão legislativa de segunda-feira, 31. A Escola Municipal Severo Agibert, localizada na Avenida Visconde de Guarapuava, recebeu Moção de Parabenização por ter completado no último dia 12 de agosto, seus 45 anos de existência. A história deste educandário tem alguns aspectos que merecem destaque, principalmente pelo arrojo e dedicação do corpo docente e colaboradores da época de fundação, os quais conseguiram dar início à obra de construção do prédio emprestando recursos próprios, os quais foram recebidos após dois anos de conclusão do prédio escolar, na década de 1970. Liderado pela professora Aura Azevedo de Moura Cordeiro, o movimento envolveu diversos educadores que emprestaram de seu próprio bolso, recursos da ordem de um milhão de cruzeiros cada um para dar início à empreitada, com o objetivo principal de atender centenas de crianças carentes que residiam nas imediações, em uma favela composta por barracos cobertos de lâminas de madeira, a qual existia nas imediações e era conhecida como “favela dos aflitos”. A partir de então, o movimento ganhou corpo e com apoio do Estado e Município a obra foi concluída e entregue, inicialmente como escola estadual, para ser transformada em municipal, anos mais tarde. A proposição para homenagear a escola e seus componentes partiu dos vereadores José Adilson dos Santos, Maurício Bosak e Marcos Roberto Lachovicz. Estiveram presentes professores, funcionários, membros da APMF, pais e alunos durante a sessão, quando foi apresentado um histórico com projeção de fotos da época da construção pela professora Joana Preslak, que leu o documento elaborado pela professora Aura Azevedo de Moura Cordeiro. Na sequência, ao usar da tribuna, a diretora Maria Ivete Poczenek fez um relato da situação atual da escola, e agradeceu pela homenagem. O teor da homenagem diz o seguinte:
“Por iniciativa dos Vereadores Maurício Bosak, Marcos Roberto Lachovicz e José Adilson dos Santos, e com apoio dos demais componentes do Soberano Plenário da Câmara Municipal de Prudentópolis, foi aprovada em Sessão Legislativa, Moção de Parabenização  à ESCOLA MUNICIPAL SEVERO AGIBERT,  pelas comemorações de 45 anos de atividades, completados no último dia 12 de agosto de 2015,  em nossa cidade. Criada pelo Decreto número 20.739/1970, mantida pelo Governo do Estado do Paraná e ministrava o ensino primário. O surgimento da escola foi marcante para a comunidade, fruto de empenho de pessoas que acreditavam na força da educação e no bem que ela promove na vida do ser humano. Sob a coordenação da professora Aura Azevedo de Moura Cordeiro, um grupo de pessoas se dispôs a lutar para construir uma escola visando atender inúmeras crianças desta região da cidade que não tinham local para estudar. O arrojo e disposição para criação da escola, fez com que as professoras Aura Azevedo de Moura Cordeiro, Venina Cice Roth, Cleide Aparecida da Silva, Zeni Maria Bini, Anicia Morskei, Maria Aparecida Scheidt, Regina Denczuk, Eunice Sochodolak, Eni Caetano Pinto, Helena Beatriz Fernandes Durski, Regine Elizabeth Paiva, Olga Schafranski e Sonia Maria Mysko emprestassem, cada uma, um milhão de cruzeiros para início da obra, recebendo este capital de volta após dois anos. Em 1991 passou a ser mantida pelo Município e denominou-se Escola Municipal Severo Agibert. Fica assim a homenagem às lideranças que demonstraram o verdadeiro espírito cidadão para sua criação, a todo seu corpo docente, administrativo e funcional, e aos alunos que a frequentaram desde então, pela comemoração desta importante data”.
Ao usar da palavra, o Vereador Maurício Bosak destacou da necessidade de se promover esforços no sentido de se edificar uma nova sede ao estabelecimento de ensino, haja vista que o prédio atual, ainda em madeira, com seus quarenta e cinco anos, apresenta inúmeras avarias e defeitos, pondo em risco até mesmo a integridade dos alunos e professores. “Queremos somar esforços junto ao Poder Executivo Municipal, juntamente com os demais vereadores e comunidade, para pleitearmos recursos visando a construção de um novo e moderno prédio à Escola Severo”, comentou Bosak.

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
» PORTARIA SOBRE EXPEDIENTE
» BUDNIK FAZ UM BALANÇO DAS ATIVIDADES DA CÂMARA EM 2023
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600