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VEREADORES ACOMPANHAM A REUNIO COM MOTORISTAS
 
08/02/2013
Fonte: assessoria
Júlio Makuch salientou sobre a estrutura e custo do transporte escolar.
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Reunidos nas dependências da Sede Mariana, aproximadamente cem profissionais que trabalham como motoristas dos veículos que fazem o transporte escolar em todo o município, participaram da reunião realizada pela Secretaria Municipal de Educação, para discutir as questões ligadas ao setor, antecedendo o início do ano letivo de 2013. Além de orientação de toda a legislação que envolve o sistema de transporte, equipes de técnicos da Secretaria Municipal orientaram sobre diversos procedimentos que os profissionais devem ter no transporte das crianças, principalmente envolvendo questão de segurança e cuidados básicos para evitar acidentes. Outro ponto que foi avaliado foi a condição dos veículos utilizados no serviço. Profissionais da área de transportes da prefeitura fizeram uma avaliação completa da condição de cada unidade, verificando todos os detalhes de mecânica, elétrica e condições gerais de uso, para checar se estão aptos a realizar o serviço. A documentação pessoal dos motoristas e dos veículos também foi conferida, justamente para estarem dentro das normas legais. Os Vereadores Júlio César Makuch, Presidente da Câmara Municipal de Prudentópolis, e Marcos Vinício dos Santos, da Comissão de Educação do Legislativo, participaram do encontro. Marcos Vinício salientou que como representante da área educacional, pretende acompanhar de perto todo o funcionamento e atividades do setor, como forma de colaborar com o aprimoramento do serviço, atuar na solução de problemas e discutir os pontos que precisam ser melhorados. “Queremos ser um parceiro do sistema, justamente para somar e auxiliar na solução dos problemas e melhoria do nosso transporte escolar”, comentou. Por sua vez, o Presidente Júlio Makuch destacou que o serviço de transporte escolar nunca foi olhado como deveria, haja vista que se tem uma noção errônea de tudo o que ele envolve. O custo de manutenção dos veículos é grande, pois circulam apenas por estradas rurais e, em sua maioria, com característica bastante acidentada. A remuneração recebida, muitas vezes, praticamente apenas mantém o sistema, chegando a períodos de inviabilizar a atividade, pelo valor gasto em peças, pneus, combustíveis, impostos  e reparação dos veículos. Além disso, há de se avaliar ainda períodos chuvosos, férias, feriados e recessos escolares, onde o serviço fica parado, sem remuneração, enquanto os gastos continuam. “Nós sabemos quanto custa para manter o transporte escolar, pelo que acompanhamos ao longo do tempo e queremos estar trabalhando junto com o Município e os transportadores autônomos, para garantir um serviço de boa qualidade, dentro das normas legais aos nossos alunos, pois nosso município é muito diferente dos demais, pela sua extensão e regiões acidentadas”, comentou Júlio. Sobre essa reunião, destacou que é fundamental para todos receberem informações e saberem sobre os aspectos legais e sociais que se deve ter, além da noção de cuidados durante o serviço, já que transportam nos veículos o bem mais precioso das famílias, que são seus filhos. Hoje, o transporte escolar envolve mais de cem veículos, sendo vinte da prefeitura e os demais autônomos, os quais percorrem mais de dez mil quilômetros, por diversas regiões interioranas. O Presidente Makuch também esteve acompanhando, anteriormente, a reunião que marca o início do ano letivo envolvendo todos os professores e profissionais da rede municipal, cujo evento aconteceu no Centro Social São Josafat. Nesta ocasião, destacou a importância do professor em levar a formação de vida ao cidadão, a qual tem sua base no ensino básico, onde as crianças recebem os primeiros ensinamentos. 

 
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Jlio Makuch salientou sobre a estrutura e custo do transporte escolar. Veculos do transporte estiveram expostos para serem avaliados. Presidente Makuch, Vereador Marcos e Secretria Maria Helena falam aos profissionais do transporte.
 
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