ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Mrito Municipal
 
Medalha homenageia cidados ilustres
 
07/07/2009

 Cidadãos ilustres de Prudentópolis que obtiverem destaque em suas áreas de atuação, nos mais distintos setores serão homenageados com a “Medalha do Mérito Municipal de Prudentópolis”, a qual será conferida em sessão solene, realizada pela Câmara ou Prefeitura Municipal, em atos próprios de cada um dos Poderes, ou compartilhados. A honraria existia por lei, desde 1976, mas, agora, através de um Projeto de Lei do Vereador Canderói Mainardes Filho, foi aprimorada e adaptada à realidade atual, com vistas a reconhecer nossos personagens ilustres que conseguem se destacar aqui ou em localidades onde estão atuando. A idéia do Vereador Canderói é promover durante os festejos alusivos ao aniversário de Prudentópolis, que é comemorado em 12 de agosto, uma programação do Legislativo Municipal, de caráter solene e festivo, onde se fará um reconhecimento público do desempenho obtido pelos cidadãos nos seus meios de atividade, seja ela qual for. Assim, o Município comemora a data festiva junto de seus cidadãos ilustres e a Câmara, por seus Vereadores, reconhece o valor de pessoas que tiveram projeção ao longo de sua vida e, que, muitas vezes, estão no anonimato.
 Pelo projeto aprovado agora, atualizando a lei anterior, a medalha será conferida a pessoas vivas, que contribuíram e elevaram de modo notável o engrandecimento da comunidade prudentopolitana dentro e fora do Município, nos mais variados ramos de atividades. Será cunhada em metal, contendo circunferência de 50 milímetros, com fundo liso, onde será gravado o Brasão do Município, constando os dizeres “Medalha do Mérito Municipal de Prudentópolis”. Os homenageados serão indicados pelos Vereadores ou pelo Chefe do Executivo Municipal, em exercício de seus mandatos, numa sessão própria, de caráter solene, correspondente à data de aniversário da emancipação política do Município ou, em casos excepcionais, convocada pela Mesa Diretora. Segundo destacou o Presidente da Câmara e autor do Projeto, Vereador Canderói Mainardes Filho, tal homenagem, desde sua criação, em 1976, caiu no esquecimento. Mas, tem fundamental importância na história política e  administrativa municipal, pois seu intuito nada mais é do que uma forma singela e solene de a comunidade lembrar do trabalho, projeção e consolidação de um personagem ilustre que se destacou em nosso convívio, em algum segmento público ou privado, ao longo de sua vida. “Hoje, temos cidadãos que saíram das mais distantes localidades do interior, ou mesmo aqui da cidade, e que são ilustres representantes de entidades, empresas, instituições, ou alcançaram sucesso na iniciativa privada ou liberal, e que poucos sabem dessa condição, ou que não reconhecem esse grande esforço” enfatizou o Vereador Canderói, ao justificar a matéria.
 Dessa forma, em datas especiais, marcadas através da convocação do Executivo ou Legislativo, será outorgada esta honraria, com a participação da comunidade como um todo. Há casos de juízes, promotores, desembargadores, secretários de estado, prefeitos, vereadores, deputados, profissionais liberais, religiosos, educadores, poetas, artistas, desportistas, atletas, empresários, dentre outros, que são expressão nacional e que muito pouca gente de nosso município sabe. Nessa oportunidade, durante a comemoração do aniversário da cidade, em agosto, os vereadores indicarão nomes, acompanhados de currículos, de cidadãos que se projetaram fora do Município em suas áreas de ação, enquanto no próximo ano, a homenagem será para quem está residindo aqui em Prudentópolis.

 
 Outras Notícias
» FELIPÃO DEIXA A SECRETARIA DA AGRICULTURA E RETORNA À CÂMARA
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
» PORTARIA SOBRE EXPEDIENTE
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600