ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Monumento natural:
 
CRIADO O PARQUE ESTADUAL DO RIO SO JOO
 
08/04/2010
Projeto do futuro Centro de Atendimento aos Visitantes do parque
Crédito:
 PARQUE SO JOO

O governador Roberto Requião, o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, e o presidente do Instituto Ambiental do Paraná, Vitor Hugo Burko, assinaram, durante a Escola de Governo, decretos para criação de três novos Parques no Estado. São eles o Parque da Serra da Esperança, em Guarapuava; o Parque São João, em Prudentópolis e Área de Interesse Especial Regional do Iguaçu (Aieri). O governador também liberou R$700 mil em recursos para aquisição da área que sediará o Parque Vitório Piassa, em Pato Branco. "Cerca de 90% das Unidades de Conservação existentes no Paraná foram criadas durante o governo Requião", disse o secretário Rasca Rodrigues. O Parque Estadual do Rio São João, situado na localidade de Linhas Barra Bonita e Barra Vermelha, em Prudentópolis, surge como um grande avanço na área do turismo ambiental, visto que preserva uma região de rara beleza e grande potencial para esse tipo de exploração turística, que atrai centenas de visitantes de várias localidades do país, pela rara beleza e esplendor que ostenta em seu cânion e salto d’agua natural. Pelo Decreto número 6646, de 30/03/2010, assinado pelo Governador Roberto Requião, fica declarado como de Utilidade Pública, para fins de desapropriação, com objetivo de criação do Parque Estadual do Rio São João, os imóveis de domínio privado, com área aproximada de 208,96 hectares, conforme o mapa e memorial descritivo feito pelos técnicos envolvidos na elaboração do projeto. A regularização fundiária deste futuro parque será feita em conjunto pelo Instituto Ambiental do Paraná – IAP – e Instituto de Terras, Cartografias e Georeferenciamentos. A idéia é de se trabalhar numa parceria entre o Município de Prudentópolis e Governo do Paraná, com um projeto que visa explorar toda esta área com incentivo ao turismo, mas de forma racional e de preservação ambiental, com implantação de trilhas para caminhadas, bicicross, bóiacross, rapel, arvorismo, rafting, canoagem, passeios de barcos, além de dois mirantes para observação paisagística e um centro  de atendimento ao turista, com acomodações, praça de alimentação, centro de informações, educação ambiental, recreação, turismo, pesquisa, café, loja de artesanato e exposições relativas. Pelo projeto técnico elaborado pela equipe da Prefeitura Municipal, e encaminhado aos órgãos governamentais, a implantação do Parque do Rio São João deve envolver em torno de oitocentos mil reais, sendo mais de quinhentos mil para indenizações e desapropriações de terras e mais de trezentos mil para obras do mirante e do centro de atendimento. Agora, com o decreto que torna a área como de utilidade pública para desapropriação, inicia-se todo o processo fundiário e de projetos técnicos, com a implantação sendo gradativa e que deve demandar um tempo significativo para sua consecução.
Já o Parque Serra da Esperança terá 6 mil hectares e está sendo criado com a cooperação da empresa de energia Tractebel, que investiu R$ 5 milhões na aquisição de 1,7 mil hectares que integrarão a unidade de conservação. O Parque Estadual da Serra da Esperança está na região do Salto do São Francisco e contribuirá na preservação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Esperança, onde estão localizados os maiores remanescentes de florestas com araucária da região, bem como as nascentes do rio São Francisco. “Fica um grande legado para o Paraná. A Serra da Esperança está sendo criada sem qualquer conflito e com benefícios inestimáveis para a conservação da biodiversidade”, disse o presidente do Instituto Ambiental do Paraná, Vitor Hugo Burko, um dos idealizadores da criação do Parque. “Esperamos que este parque seja o início de um maior que poderá ser criado para proteção dos rios Piquiri, Ivaí e Tibagi”. A APA da Serra da Esperança compreende um espaço total de 206 mil hectares, onde convivem 6 mil famílias de indígenas, faxinalenses, quilombolas, assentados da reforma agrária e comunidades tradicionais. Na região também existem unidades produtivas que exploram diferentes ramos da silvicultura e da agropecuária convencionais. O Parque abrange os municípios de Irati, Inácio Martins, Marechal Mallet, Rio Azul, Cruz Machado, União da Vitória, Paulo Freitas, Paulo Frontin, Prudentópolis e Guarapuava.

 

 
 Galeria de Fotos
Projeto do futuro Centro de Atendimento aos Visitantes do parque Maquetes sobre os mirantes que devem ser instalados no local Mapa indica todos os aspectos sobre o futuro parque Fotos areas do salto e do canyon ao seu entorno, bem como rea de preservao Apanhado do salto e rea englobada no projeto do parque
 
 Outras Notícias
» FALECE O EX-VEREADOR ABEL ZAIAS
» FELIPÃO DEIXA A SECRETARIA DA AGRICULTURA E RETORNA À CÂMARA
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600