ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Placa comemorativa:
 
CÂMARA HOMENAGEIA ORDEM BASILIANA PELOS 400 ANOS
 
14/11/2017
Fonte: assessoria
Crédito:

Moção de Parabenização aprovada em sessão legislativa da Câmara Municipal de Prudentópolis, alusiva aos 400 anos de existência da Ordem Basiliana de São Josafat e 120 anos de presença missionária no Brasil, impressa em metal especial, e fixada no hall de acesso ao Mosteiro de São Josafat, foi descerrada durante solenidade comemorativa na tarde de sábado, 11, defronte ao mosteiro, com presença de inúmeras autoridades civis e eclesiásticas. O ato solene contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Prudentópolis, Vereador Marcos Roberto Lachovicz e do Vice Presidente, Vereador Lademiro Budnik; Prefeito Municipal, Adelmo Luiz Klosowski; Bispo Dom Meron Mazur, Eparca da Catedral Imaculada Conceição de Prudentópolis; Padre Antonio Roik, Provincial dos Padres Basilianos no Brasil; além de diversos sacerdotes de toda a ordem, que vieram prestigiar as festividades.

A Ordem se faz presente com dez congregações em vinte países. Com relação ao Brasil, enalteceu a vinda dos primeiros padres, com início das atividades em meados de 1897, com papel fundamental de desenvolver a missão religiosa, educacional, cultural e de formação de vida, que foram primordiais para formar e orientar as primeiras levas de famílias de imigrantes ao nosso país. Atualmente, são 98 componentes, dos quais dez são frades e estudantes e o restante padres. A homenagem da Câmara retrata o reconhecimento da comunidade pela importante data alcançada, a qual foi comemorada neste último dia 12 de novembro, data do Padroeiro de São Josafat, em Prudentópolis. O teor da Moção da Câmara é o seguinte:

Moção DE PARABENIZAÇÃO

 

 

            O povo de Prudentópolis através dos seus Poderes Legislativo e Executivo outorga para afixação pública, Moção de Parabenização à ORDEM BASILIANA DE SÃO JOSAFAT, pelas comemorações dos 400 anos de existência e pelos 120 anos de Missão Religiosa no Brasil, cujos festejos são comemorados durante a festividade do Padroeiro de São Josafat, de Prudentópolis, em 12 de novembro, na Paróquia de São Josafat. A Ordem Basiliana veio ao Brasil na metade do ano de 1897, e até hoje, se empenha em pregar missões, catequizar, administrar sacramentos, organizar comunidades, construir igrejas, escolas, centros culturais em várias comunidades ucranianas católicas, nos Estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Contando com quase uma centena de membros, a instituição religiosa no Brasil organizou-se a duras custas. Iniciou grande parte daquilo que hoje existe em termos de comunidades com patrimônio eclesiástico da Metropolia e da Eparquia. Investiu, formou e cedeu à Igreja cinco bispos.  Auxilia com inúmeros trabalhos nos campos, religioso, cultural, acadêmico e administrativo, além ocupar-se com trabalhos de auto-sustento da própria comunidade dos basilianos. Por essa importante presença na comunidade, fica de parte dos Poderes Legislativo e Executivo, por esta Moção, o reconhecimento público à Ordem Basiliana de São Josafat, pela participação ativa em nosso meio, alcançando esta importante data.

 

Prudentópolis, 12 de Novembro de 2017.

 

 

 

PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL           PODER EXECUTIVO MUNICIPAL

 

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
» PORTARIA SOBRE EXPEDIENTE
» BUDNIK FAZ UM BALANÇO DAS ATIVIDADES DA CÂMARA EM 2023
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600