ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Paran Saudvel:
 
ESCOLAS E CENTROS DE EDUCAO DE PRUDENTPOLIS RECEBEM 72 BALANAS DE AFERIO
 
22/05/2014
Fonte: assessoria
Representantes da escola e da creche na entrega simbólica das balanças, efetuada no Plenário da Câmara Municipal
Crédito:

Prudentópolis recebeu recentemente, dentro do Programa Paraná Saudável: Prevenção e Controle da Obesidade Infanto-Juvenil, setenta e duas balanças de aferição do IMC – Índice de Massa Corpórea -, para repasse às escolas municipais e centros de educação infantil, visando iniciar a campanha de controle e prevenção da obesidade dentre as crianças, que se traduz atualmente em grande preocupação a nível mundial. O Programa Paraná Saudável reúne ações de prevenção à obesidade infanto-juvenil e ao controle de peso corporal em jovens escolares com sobrepeso e obesidade. O público alvo são alunos das escolas da rede de ensino pública municipal e estadual e, por extensão, envolverá também os familiares dos escolares. O Governo do Estado está viabilizando os materiais necessários para o projeto, como as balanças e produção de material de divulgação sobre os riscos da obesidade e as formas de prevenção. A coleta e formatação dos dados desta pesquisa levou um ano para ser concluída, e o relatório final foi realizado pela Secretaria de Estado do Esporte e Turismo do Paraná em parceria com as Secretarias de Estado da Saúde, da Educação, da Família e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com os Conselhos Regionais de Medicina, de Educação Física, de Nutrição e de Psicologia, reunindo inúmeros profissionais de áreas diversas da saúde, educação e esporte. Pelos dados apurados pelo estudo, constatou-se que 22,8% dos estudantes paranaenses estão com excesso de peso e destes, 16% apresentaram índices de sobrepeso. Por sua vez 4,3% têm números que levam ao baixo peso e 6,8% foram apontados como obesos. Já 72,9% dos alunos paranaenses estão com o peso esperado, levando em conta os números apurados na pesquisa.

         Para oficializar o repasse dos equipamentos e início da operação do programa em Prudentópolis, foi realizada na sessão legislativa de segunda-feira, 19, da Câmara Municipal, a entrega simbólica de duas balanças aos representantes da Escola do Campo de Linha Barra Bonita e ao CMEI Nossa Senhora Aparecida, presentes na ocasião. Também participou o Secretário Municipal de Esportes, Gilmar Ianuch; o Secretário Municipal de Saúde, Gustavo de Cézaro; a Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Nilce Maia de Oliveira; a Nutricionista da secretaria, Paula Matiello, além de demais secretários, diretores e professores de estabelecimentos de ensino. Do Governo do Estado, participou o Chefe do Núcleo Regional de Esportes de Irati, Vicente Andrade Cardoso; e o Gerente Geral do Programa Paraná Saudável, Luis Henrique Martins, representando o Secretário de Esportes do Paraná, Diego Gurgacz. Ainda prestigiou a entrega oficial, o ex-secretário de Esportes do Paraná, Evandro Rogério Roman. O Presidente Júlio César Makuch enalteceu a oportunidade de a entrega oficial ocorrer no Plenário do Legislativo Municipal, haja vista que a inclusão de Prudentópolis no mesmo ocorreu ainda quando Evandro Roman estava como titular da Pasta e na ocasião, atendeu a uma reivindicação encaminhada pelos vereadores da bancada do PSD na Câmara Municipal, composta por Makuch, José Petez e João Michalichen Neto. “Para nós é uma satisfação recebê-los hoje nesta entrega oficial dos equipamentos do programa em Prudentópolis e por terem atendido um pedido dos vereadores, que pleitearam a inclusão do município junto à Secretaria de Esportes do Paraná. Inclusive, Prudentópolis é um dos municípios que mais recebeu equipamentos em toda a região”, comentou Makuch.

 

 
 Galeria de Fotos
Representantes da escola e da creche na entrega simblica das balanas, efetuada no Plenrio da Cmara Municipal Gerente do Programa Paran Saudvel, Luis Henrique Martins, explica sobre as diretrizes e metas do mesmo. Vereadores do PSD, Jos Petez, Jlio Makuch, e Joo Michalichen Neto, recebem o ex-secretrio de Esportes Evandro Roman e o Gerente do Programa Paran Saudvel Luis Henrique Martins
 
 Outras Notícias
» FELIPÃO DEIXA A SECRETARIA DA AGRICULTURA E RETORNA À CÂMARA
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
» PORTARIA SOBRE EXPEDIENTE
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600