ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Falta de gua:
 
SANEPAR FAZ INTERLIGAES EMERGENCIAIS PARA NORMALIZAR O ABASTECIMENTO
 
15/01/2015
Fonte: assessoria
Equipe da Sanepar anunciou ações emergencias para antecipar a conclusão das obras de ampliação do sistema de abastecimento
Crédito:

Uma reunião emergencial com a presença de equipe técnica da Superintendência Sudeste e Regional de Ponta Grossa da Sanepar, foi realizada na Sala de Reuniões da Prefeitura Municipal de Prudentópolis, na tarde de quinta-feira, 15, com o Prefeito Municipal Gilvan Pizzano Agibert e com os Vereadores Marcos Roberto Lachovicz (PPS), Adriano Cardozo (SD), visando discutir a situação crítica que o sistema de abastecimento de água tratada de Prudentópolis vem enfrentando neste pico do verão, com contínuas interrupções no fornecimento, gerando situação de desconforto e cobranças dentre consumidores de várias regiões de nossa cidade. Da Sanepar, participaram o Gerente Regional Sudeste, Antonio Carlos Girardi; Marcos Roberto Ribas, Gerente Regional de Ponta Grossa; Marcos Antonio Cenovicz, Gerente de Obras; Silvio Cividine, Gerente de Redes de Abastecimento; Fabiano Oroski, Coordenação de Produção Industrial; Leandro Ribas e Jeane Schimdt, Engenheiros de Obras; Luciano Marcos Antonio, Engenheiro de Gestão Ambiental; Ewerton Komar, Gestor do Escritório de Prudentópolis, além de Paulo Lakawa, Gerente de Obras da Martins Engenharia, empreiteira contratada para execução de obras de ampliação do sistema em nossa cidade.
O Prefeito Gilvan expôs a situação vivida pela população, que vem cobrando providências imediatas no abastecimento, o qual vem sofrendo inúmeras interrupções justamente neste período crítico do verão, com calor intenso, gerando intensas críticas e cobranças. Observou que há necessidade de ações emergenciais para solucionar o problema, e cobrou agilidade na conclusão da obra de ampliação do sistema de abastecimento, cuja empreitada teve início em meados de 2013 e ainda não foi entregue pela empreiteira responsável. O Vereador Adriano Cardozo também salientou da grande cobrança que o legislativo vem sofrendo de moradores, e que em virtude disso, buscam uma posição de parte da companhia de abastecimento para tranquilizar os consumidores, repassando assim uma posição oficial sobre o assunto.
O Superintendente Regional Sudeste da Sanepar, Antonio Carlos Girardi fez uma explanação sobre vários aspectos que envolvem a questão. Anunciou a realização de obras emergenciais que devem normalizar o abastecimento nos próximos dias, além da antecipação de outras etapas que estavam previstas para ser entregues em 90 dias e que com essas ações devem acontecer em 45 dias, ou até o fim de fevereiro. Ontem, foi feita a primeira interligação de rede, com ativação de um pressurizador “buster” (sistema automático de bombeamento), para elevar água até partes altas e que vem sofrendo com interrupção, como Vila das Flores, Pousinhos, Ronda e
Vila Iguaçu. Na próxima quinta-feira, 22, uma nova interligação vai acontecer no sistema, para ampliar ainda mais essa capacidade. Após isso, mais 20 interligações localizadas em pontos específicos da cidade, também devem acontecer até o fim do mês. Até 05 de fevereiro, está prevista a instalação do quinto módulo de tratamento de água na estação central, que completa o sistema e que garantirá 51% no aumento da água tratada atualmente, com mais dois mil metros cúbicos/dia. E até 25 de fevereiro, haverá a interligação do novo sistema com o novo reservatório localizado na Rua Domingos Luiz de Oliveira, o que deve normalizar completamente o abastecimento na cidade. Dos atuais 55 litros por segundo, o sistema passará para 90 litros por segundo.

HISTÓRICO DA OBRA

Após a licitação para contratação da empresa responsável pela execução das obras de ampliação do sistema de captação, tratamento e distribuição de água tratada em Prudentópolis, a Martins Engenharia S/A, pela Sanepar, os trabalhos de implantação de nova rede adutora e reservatórios foram iniciados em Prudentópolis, em meados de abril de 2013. Duas frentes de trabalho passaram a atuar simultaneamente, envolvendo a implantação da duplicação da tubulação de captação de água, desde a estação coletora, junto ao Rio dos Patos, em Linha Inspetor Carvalho, seguindo-se até a estação de tratamento, na Rua Marechal Cândido Rondon. Aliado a isso, se iniciou a construção de um novo reservatório, na Rua Domingos Luiz de Oliveira, próximo ao Colégio Nosso Futuro. As obras contemplam uma nova captação, novo módulo de tratamento, o qual vai aumentar a capacidade de produção de água tratada, um novo reservatório, além de melhorias na rede de distribuição como um todo. Os investimentos contratados são da ordem de R$ 4,2 milhões, além de melhoramentos no sistema elétrico, que ocorreu no decorrer das obras de ampliação, que servirá para reforçar a rede de energia e motores do sistema de captação.
A previsão da Sanepar e da empreiteira responsável, é de que a conclusão aconteceria até fevereiro de 2014, período em que as unidades descritas estariam em condições de operação, envolvendo a etapa final. No entanto, uma série de fatores interferiu no trâmite dos projetos que sofreram diversas alterações em suas execuções. A própria enchente registrada em julho do ano passado, provocou essa mudança, já que o volume de água na captação cobriu todo o complexo, superando índices da enchente verificada em 1983, que foi um dos maiores da história. Com base nisso, foi projetado um sistema de bomba flutuante, para não haver risco de a captação ficar submersa. O mesmo aconteceu com o quadro de alta tensão da energia elétrica, que também teve de ser erguido para evitar problemas quando de enchentes. Dessa forma, diversos sistemas tiveram de serem recalculados e projetados novamente, com necessidade de se adquirir equipamentos com medidas dimensionadas para esse fim. O projeto contempla a construção de um reservatório de água com capacidade para armazenar 1 milhão de litros; construção de uma nova estação de captação; nova adutora do Rio dos Patos até a estação de tratamento; construção de mais um modulo de tratamento, aumentando a capacidade de tratamento de água; nova rede de distribuição, entre outros. Atualmente, a capacidade dos reservatórios existentes no município fica em torno de 750 mil litros. O sistema de reserva atual não tem condições de abastecer o nosso município todo, e as soluções apresentadas para esse problema foram sempre emergenciais. Com a nova obra, a previsão é de que até 2015 o sistema dê suporte à demanda. 


A questão do abastecimento de água e coleta de esgotos é uma reivindicação antiga que vem sendo cobrada pelo Poder Legislativo Municipal, o qual já constituiu uma Comissão Especial Mista, em meados de 2009, para levantar toda a questão do sistema de água e esgotos, e elaborou relatórios, os quais foram encaminhados para os poderes públicos e autoridades, enfatizando o grande problema de interrupção e insuficiência do abastecimento de água, e coleta de esgotos. Nesta legislatura, a comissão foi recriada e já realizou reuniões anteriores com representantes da Sanepar, além de uma vistoria em todo o sistema. A Câmara de Vereadores acompanhou de perto a luta e reivindicação da população, durante esse  tempo, através da Comissão Especial Mista, composta por membros da Prefeitura e Câmara Municipal, para analisar toda a questão da distribuição de água tratada e coleta de esgotos sanitários no município.

 

 
 Galeria de Fotos
Equipe da Sanepar anunciou aes emergencias para antecipar a concluso das obras de ampliao do sistema de abastecimento Prefeito Gilvan expe a situao vivida pela populao com as interrupes no fornecimento de gua em diversos pontos da cidade
 
 Outras Notícias
» FELIPÃO DEIXA A SECRETARIA DA AGRICULTURA E RETORNA À CÂMARA
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
» PORTARIA SOBRE EXPEDIENTE
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600