ÚLTIMAS NOTÍCIAS / 107 anos:
 
SESSO HOMENAGEIA PRUDENTOPOLITANOS E COMUNIDADE UCRANIANA
 
21/08/2013
Fonte: assessoria
Autoridades junto aos homenageados da comemoração dos 107 anos de Prudentópolis
Crédito:

Cidadãos ilustres de Prudentópolis que obtiveram destaque em suas áreas de atuação, nos mais distintos setores foram homenageados com a “Medalha do Mérito Municipal de Prudentópolis”, conferida em sessão solene, realizada pela Câmara Municipal, na segunda-feira, 19,  no Plenário, a qual integrou a programação de aniversário dos 107 anos de emancipação político administrativa do Município de Prudentópolis. Participaram  do ato compondo a Mesa Oficial, o Prefeito Municipal de Prudentópolis Gilvan Pizzano Agibert e seu Vice, Adelmo Klosowski; o Prefeito Municipal de Guarapuava, Cesar Silvestre Filho; o Padre Eufrem Krefer, Pároco da Paróquia de São Josafat; o Presidente da Associação dos Amigos do Museu do Milênio, Mariano Machula; o Presidente do Legislativo, Vereador Júlio César Makuch, além dos vereadores prudentopolitanos. O Plenário ficou completamente lotado, reunindo perto de 200 pessoas, que acompanharam a solenidade que homenageou também a comunidade ucraniana, já que em 24 de agosto se comemora o “Dia da Comunidade Ucraniana” e também, nesta sessão, houve a abertura oficial da semana comemorativa de eventos alusivos à data. O Presidente Makuch, ao abrir os trabalhos, enalteceu a solenidade realizada pelo Poder Legislativo, a qual encerra a programação comemorativa do aniversário de Prudentópolis. A honraria da medalha objetiva reconhecer nossos personagens ilustres que conseguem se destacar aqui ou em localidades onde estão atuando. O evento acontece preferencialmente durante os festejos alusivos ao aniversário de Prudentópolis, que é comemorado em 12 de agosto, compondo a programação do Legislativo Municipal, de caráter solene e festivo, onde se faz um reconhecimento público do desempenho obtido pelos cidadãos nos seus meios de atividade, seja ela qual for. Assim, o Município comemora a data festiva junto de seus cidadãos ilustres e a Câmara, por seus Vereadores, reconhece o valor de pessoas que tiveram projeção ao longo de sua vida e, que, muitas vezes, estão no anonimato.
 A medalha é conferida a pessoas vivas, que contribuíram e elevaram de modo notável o engrandecimento da comunidade prudentopolitana dentro e fora do Município, nos mais variados ramos de atividades. É cunhada em metal, contendo circunferência de 50 milímetros, com fundo liso, onde está gravado o Brasão do Município, constando os dizeres “Medalha do Mérito Municipal de Prudentópolis”. Os homenageados foram indicados pelos Vereadores e, em sessão própria, de caráter solene, correspondente à data de aniversário da emancipação política do Município ou, em casos excepcionais, convocada pela Mesa Diretora, é feita a outorga, neste ano em especial, neste dia 19. Em 2013, chegamos à terceira solenidade de entrega da homenagem. Segundo destacou o Presidente da Câmara, Vereador Júlio César Makuch, a solenidade tem fundamental importância na história política e administrativa municipal, pois seu intuito nada mais é do que uma forma singela e solene de a comunidade lembrar do trabalho, projeção e consolidação de um personagem ilustre que se destacou em nosso convívio, em algum segmento público ou privado, ao longo de sua vida. “Hoje, temos cidadãos que saíram das mais distantes localidades do interior, ou mesmo aqui da cidade, e que são ilustres representantes de entidades, empresas, instituições, ou alcançaram sucesso na iniciativa privada, política, social ou liberal, e que poucos sabem dessa condição, ou que não reconhecem esse grande esforço” enfatizou o Vereador Makuch.
 Dessa forma, em datas especiais, marcadas através da convocação do Executivo ou Legislativo, é outorgada esta honraria, com a participação da comunidade como um todo. Há casos de juízes, promotores, desembargadores, secretários de estado, prefeitos, vereadores, deputados, profissionais liberais, religiosos, educadores, poetas, artistas, desportistas, atletas, empresários, dentre outros, que são expressão regional, estadual e até nacional e que muito pouca gente de nosso município sabe. Nessa oportunidade, os vereadores indicaram os seguintes nomes: o Bancário, Contabilista e Líder Comunitário Marcos Vinícius Schneider, o qual foi representado por seu irmão Dirceu Schneider; o Agente Político Júlio Alberto Durski; o Comerciante e Líder Sindical Vitoldo Salamaia, o qual foi representado por seu filho Edinei Salamaia; o Médico e Ex-Vereador Canderoi Mainardes Filho; a Professora Aura Azevedo de Moura Cordeiro e a Professora e Catequista Josefa Ternopilski Horodenski. Na abordagem alusiva ao “Dia da Comunidade Ucraniana de Prudentópolis”, cuja data é lembrada em 24 de agosto, durante a sessão, a jovem Oksana Jadvizak, natural de Linha Ivaí 2ª. Seção e que está na Ucrânia, onde se formou em História pela Universidade Católica de Lviv e agora conduz estudos de Mestrado em História, fez um apanhado sobre a história da Ucrânia e a imigração ao Brasil, bem como alusão ao Poeta Tarás Chevtchenko, o qual é tema de homenagem durante a semana comemorativa. O presidente da Associação do Museu do Milênio, Mariano Machula, anunciou a programação do evento e fez um breve apanhado sobre a evolução das comemorações, desde sua primeira edição até agora. O Padre Eufrem Krefer discorreu sobre a atuação da comunidade a nível de Prudentópolis e região, e ao final, acompanhado do Coral da Paróquia de São Josafat, realizou uma oração em forma de canto. Os componentes do Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka conduziram os pavilhões ao Plenário, enquanto demais membros do grupo, acompanhados de integrantes do Grupo Irmandade dos Cossacos, fizeram a recepção aos visitantes, o que deu um toque todo especial e diferente ao evento, encantando aos presentes.

 
 Galeria de Fotos
Autoridades junto aos homenageados da comemorao dos 107 anos de Prudentpolis Os homenageados da sesso: Edinei, representando seu pai Vitolde Salamaia; Jlio Alberto Durski; Dirceu, representando seu irmo Marcos Schneider; Josefa Horodenski; Aura Azevedo de Moura Cordeiro e Canderoi Mainardes Filho Plenrio ficou completamente tomado pelo pblico que prestigiou a solenidade Pavilhes foram conduzidos ao Plenrio pelo Grupo Vesselka
 
 Outras Notícias
» FELIPÃO DEIXA A SECRETARIA DA AGRICULTURA E RETORNA À CÂMARA
» SESSÕES DA CÂMARA COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 06
» FUNCIONALISMO TERÁ REPOSIÇÃO SALARIAL DE 3,71%
» EDITAL DE CONVOCAÇÃO:
» PORTARIA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO
» PORTARIA SOBRE EXPEDIENTE
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 08:30h às 17:00h - Email: atendimento@cmprudentopolis.pr.gov.br
Telefone: (42) 3446-8600