| VEREADORES: IVO PROCZIKEVICZ - PL, JOACIR BOBATO - UNIÃO BRASIL. | |
| PROJETO DE LEI Nº 003/2026 | |
|
PROJETO DE LEI Nº 003/2026
Iniciativa: Vereador IVO PROCZIKEVICZ Vereador JOACIR BOBATO
Súmula: “Denomina ‘Centro de Convivência PEDRO BINI”, a unidade localizada na comunidade de Linha Papanduva de Baixo, neste Município, e dá outras providências”;.
“O POVO DO MUNICÍPIO DE PRUDENTÓPOLIS, ESTADO DO PARANÁ, POR SEUS VEREADORES NA CÂMARA MUNICIPAL, APROVOU E EU PREFEITO MUNICIPAL SANCIONO A SEGUINTE:
LEI
Art. 1º - Fica formalizada a nomeação da unidade destinada a fins comunitários, localizada na sede da comunidade de Linha Papanduva de Baixo, ficando denominada de ‘Centro de Convivência Pedro Bini’. Art. 2º - A presente homenagem visa reconhecer a significativa contribuição do Sr. Pedro Bini para o desenvolvimento do Município de Prudentópolis, prestando-lhe uma justa homenagem por seu trabalho, dedicação e legado para a comunidade. Art. 3º - Esta proposta tem como objetivo celebrar a memória de Pedro Bini, cujo trabalho incansável em prol da melhoria das condições de vida da população local e seu compromisso com o bem-estar social merecem ser lembrados e exaltados por todos, inclusive, com estreita ligação com a região norte do Município. Art. 4º - A nomeação do referido centro visa também destacar a importância do exemplo de Pedro Bini para as novas gerações, representando sua trajetória de trabalho árduo, solidariedade, fé e compromisso com a população de Prudentópolis, nessa importante região de nosso município, onde foi Vereador e Suplente, líder comunitário e participante ativo dos movimentos sociais e religiosos ao longo do tempo, contribuindo para o crescimento e fortalecimento de Papanduva de Baixo. Art. 5º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário;
Sala do Plenário, em 06 de fevereiro de 2026.
VEREADOR IVO PROCZIKEVICZ
VEREADOR JOACIR BOBATO
Justificativa
A referida nominação homenageia um cidadão que muito se dedicou pela sua região e pelo Município, em épocas difíceis, onde recursos e facilidades eram restritos, mas sempre se dedicou nas atividades às quais se envolveu. Pessoa simples, carismática e dedicada, deixou um legado aos demais que conviveram com sua pessoa ao longo do tempo, principalmente na política, onde se empenhou em épocas que não havia qualquer respaldo financeiro, ou apoio significativo, já que nesta época que foi Vereador, não havia vencimentos e vantagens. A história de Pedro Bini é a seguinte:
Nascido em 01/11/1936, filho de Jose Bini e Dominga Bini, residente em Linha São Pedro. Casou-se em 23/02/1957 com Maria Catharina Bobato Bini, tiveram 8 filhos ( Maciel José, Acir Luiz, Antonio Olivio, Cleusi Terezinha, Agostinho Divonzir, Elizabete Aparecida , Valdir e Odair), 14 netos e 10 bisnetos. Residiram por 3 anos na localidade de São Pedro onde tiveram os dois primeiros filhos, depois mudaram-se para Papanduva de Baixo onde moraram até o fim de sua vida. Em 1968 foi eleito vereador pela ARENA- Aliança Renovadora Nacional, com 408 votos. Candidato à reeleição em 1972, pela ARENA, recebeu 433 votos, ficando de segundo suplente. Nessa época vereadores não recebiam salários, mesmo com poucas condições e filhos pequenos, ele e sua esposa hospedavam em sua casa, professoras que lecionavam na Escola de Papanduva De Baixo, também maquinistas e trabalhadores da prefeitura, sem cobrar nada por isso. Também fez parte da comissão da igreja, católico assíduo sempre participando da comunidade. Trabalhou com caminhão transportando suínos, erva mate etc., viajava para Curitiba, Foz do Iguaçu, Campo Mourão entre outras cidades. Passou por muitas batalhas com doenças de alguns de seus filhos, entre eles a perda de seu filho Acir Luiz em 08/05/1978, aos 18 anos, o qual foi ordenado padre antes de falecer. Em 11/07/2019 perdeu seu filho Valdir (vereador) aos 47 anos. Os dois em decorrência de câncer. Também perdeu sua esposa em 07/12/2018. Mesmo passando por tantas batalhas em sua vida, sua fé sempre foi inabalável e exemplo para todos, pessoa integra onde suas maiores alegrias eram ir à igreja e reunir a família aos domingos. Teve sempre à frente de tudo Deus, onde buscou sua força e proteção. Faleceu em 01/10/2019,em decorrência de Câncer.
|
|
Outras Proposições |
|
| VER TODAS | |